quarta-feira, 4 de agosto de 2010

UM EVANGELHO DE FACILIDADE

É comum ver-mos em revistas, jornais e internet, uma grande divulgação sobre o acelerado rítimo crescente de evangélicos no Brasil e no mundo. Porém o que mais tem me preocupado é a forma de vida Cristã que a grande parte das pessoas que se rotulam evangélicos tem levado, e não falo isto me referindo à teologia da prosperidade (embora seja algo que eu repudio), mas sim a facilidade a tranquilidade que tem pairado na vida dos Cristãos de hoje em dia.




Ao nos debruçar-mos nas escrituras, iremos ver histórias de pessoas que seguiram a Cristo de verdade, autênticos servos de Deus, e o que mais me constrange é o fato de não encontrar nenhuma história de um servo de Deus que teve uma vida fácil, que viveu em um mundo góspel onde tudo era festa. Muito pelo contrário, todos os exemplos de servos de Deus que a bíblia nos traz são de pessoas que sofreram bastante por serem fiéis a Deus.Vejamos a história de Jó, um homem que tinha uma vida perfeita, tinha bens, saúde, família, e por ser um verdadeiro homem de Deus acabou perdendo tudo, e mesmo assim permaneceu fiel, por recompensa disto Deus honrou-lhe dando-lhe tudo de volta em uma porção ainda maior. Outro exemplo que não pode deixar de ser citado é o do apóstolo Paulo, que por amor ao evangelho de Cristo foi preso, apedrejado, perseguido, entre tantas outras dificuldades passadas por este grande homem de Deus.




Diante deste paralelo entre a vida dos Cristãos de hoje em dia e a dos Cristão do passado, confesso que me dá um grande sentimento de preocupação mesclado com temor, pois será que a bíblia mudou? Isto eu creio fielmente que não! Então porque será que o Cristo que as pessoas dizem servir hoje em dia não traz mais espada? (Mateus 10:34-36), Não traz mais aflições? (João 16:33), Nem tampouco te faz carregar uma cruz? (Mateus 16:24). Vejo que a fidelidade a Deus é algo que tem se tornado cada dia mais secundário. É impensável reconhecer que negamos a Cristo muito mais que as 3 vezes de Pedro narradas nos evangelhos, pois o pecado já tornou-se algo tão comum que a cada dia tem sido aceito dentro do povo que se rotula Cristão. Tem sido cada vez mais fácil se apresentar um Deus de amor, onde você clama por Ele nas horas de necessidade financeira, ou de saúde, e que este mesmo Deus é negado a todo o tempo nas atitudes diárias, com vidas superficiais, egoístas e infrutíferas.




Me incomodo com isto pois vejo que satanás tem mudado sua forma de tentar afastar as pessoas de Deus, onde nos primórdios do evangelho, nós víamos que as pessoas eram perseguidas e ameaçadas de morte para que negassem a Jesus Cristo com seus lábios, e hoje o que eu vejo é que sua grande tática tem sido fazer todos acreditarem que servem a Deus, fazer que todos confessem com seus lábios que seguem a Jesus, porém os seus corações estão cada vez mais longe de Deus, e assim, por acreditarem nisto, acabam acomodando-se, achando que estão salvas por cumprirem as suas formalidades religiosas.




Lembremos a história do jovem rico (Mateus 19:16-22), ele já seguia toda a Lei de Deus, mas na hora de vender tudo o que tinha e dar aos pobres para seguir a Cristo, ele deu as costas para Jesus. Devemos olhar para as nossas vidas e cuidar para não seguir o exemplo deste jovem, e eu falo isto com a certeza de que muitos estão a anos achando que estão levando uma vida agradável a Deus, quando na verdade nunca foram dispostas à largar todas as coisas que lhe dão prazer e sofrer por amor ao evangelho, e muito pelo contrário, são como uma praga dentro do povo de Deus, que passam este comodismo e este falso evangelho para os que ainda estão puros, e assim, distorcendo e afastando cada vez mais a igreja de Deus do evangelho puro e autêntico.




Rodrigo Alves O. dos Santos Xavier (Igreja Presbiteriana 9 de Dezembro, MAceió-AL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário